Regulamento Thumb Media Play Awards – II Edição

1. A II Edição dos Thumb Media Play Awards tem como objetivo premiar e distinguir os melhores canais de YouTube de origem Portuguesa ou produzidos em Portugal, quer estejam na rede Thumb Media ou não, que se destacaram no ano de 2018.

 

2. A organização dos Prémios Thumb Media Play Awards é da total responsabilidade da Thumb Media.

 

3. São elegíveis para a II Edição dos Thumb Media Play Awards os canais de YouTube de origem Portuguesa ou produzidos em Portugal que reúnam as condições necessárias para fazer parte do Programa de Parceiros do YouTube, isto é, canais que tenham mais de 1000 subscritores e mais de 4000 horas de Tempo de Visualização, nos últimos 12 meses, quer sejam parceiros da Thumb Media ou não.

 

4. As categorias consideradas para a II Edição dos prémios Thumb Media Play Awards são as seguintes:

  • Play Award Branded Content – Campanha de Branded Content, realizada em vídeo no ano de 2018 com criadores de conteúdo do YouTube, de origem Portuguesa ou produzida em Portugal, independentemente da plataforma.
  • Play Award Canal do Ano – Canal individual ou de grupo, de origem Portuguesa ou produzido em Portugal, considerado o mais relevante do ano 2018, independentemente da categoria.
  • Play Award Companheiro do Ano – Animal de estimação de um Youtuber português que mais se destacou em 2018.
  • Play Award Entretenimento – Canal individual ou de grupo, de origem Portuguesa ou produzido em Portugal que mais entretém, independentemente do seu vertical e com relevância em 2018.
  • Play Award Gaming – Canal individual ou de grupo, de origem Portuguesa ou produzido em Portugal, considerado o mais relevante do ano 2018 de gaming, ou que os conteúdos sejam focados em videojogos.
  • Play Award Humor – Canal individual ou de grupo, de origem Portuguesa ou produzido em Portugal, considerado o mais relevante do ano 2018, na área de comédia e humor, encabeçado por um ou mais humoristas.
  • Play Award Livestream – Canal, Série ou Conteúdo, de origem Portuguesa ou produzido em Portugal, reconhecido pelas suas Livestreams, independentemente da plataforma e com relevância em 2018.
  • Play Award Moda, Beleza e Lifestyle – Canal individual ou de grupo, de origem Portuguesa ou produzido em Portugal, considerado o mais relevante do ano 2018 com conteúdos de Moda, Beleza e Lifestyle, onde se incluem, por exemplo, vídeos de How to, Tutoriais de Maquilhagem e Cabelos, Hauls, Decoração, Favoritos, Daily Vlogs…
  • Play Award Música do Ano – Música original lançada no ano de 2018, de origem Portuguesa ou produzida em Portugal, considerada a melhor do respetivo ano.
  • Play Award Revelação – Canal individual ou de grupo, de origem Portuguesa ou produzido em Portugal, considerado a revelação do ano 2018.
  • Play Award Série de Ficção – Conjunto de vídeos de Ficção, de origem Portuguesa ou produzido em Portugal, considerado o mais relevante do ano 2018, independentemente do vertical.
  • Play Award Tecnologia – Canal individual ou de grupo, de origem Portuguesa ou produzido em Portugal, considerado o mais relevante do ano 2018, na área de Tecnologia.

 

5. Sistema de Nomeação – Os canais finalistas em cada uma das categorias serão nomeados no final do processo descrito nos pontos 5.1 a 5.3:

 

5.1. Definição de uma lista inicial de canais/vídeos por categoria – A primeira fase de apuramento dos finalistas em cada categoria começa com a sugestão de canais/vídeos em cada uma das categorias. Esta sugestão será enviada por titulares de canais de YouTube que reúnam as condições necessárias para aderir ao Programa de Parceiros do YouTube (conforme descrito no Ponto 3), profissionais da Thumb Media e parceiros, através da Plataforma que a Thumb Media disponibiliza para o efeito. Para os titulares de canais de YouTube, a verificação das condições necessárias para aceder à Plataforma é feita de forma automática, com recurso a consulta via API do YouTube, que terá que ser expressamente autorizada pelo titular da conta Google. A todos os intervenientes, é pedido que escolham aqueles que, na sua opinião, são os três melhores canais/vídeos de cada categoria, por ordem de preferência. O canal/vídeo escolhido em primeiro lugar vale 3 pontos; o segundo vale 2 e o terceiro vale 1. Está excluído desta escolha o seu próprio canal de YouTube. Cada interveniente só poderá enviar o formulário uma vez. O formulário estará aberto até 31 de dezembro de 2018.

 

5.2. Definição da shortlist de canais por categoria – Após o fim do prazo, a Thumb Media processa as sugestões válidas recebidas através do formulário para encontrar os dez canais/vídeos que acumularam mais pontos em cada categoria. Em caso de empate, se se tratar de um canal, passa o que tem mais subscritores, se se tratar de um vídeo, passa o que tem mais visualizações. Se uma categoria não tiver dez canais/vídeos sugeridos, então será entregue ao júri o número máximo de canais/vídeos sugeridos dessa categoria.

 

5.3. Lista final de nomeados – A shortlist indicada no ponto 5.2 será entregue ao Júri. Dos dez canais/vídeos sugeridos, o Júri terá de escolher os quatro finalistas para cada categoria. A escolha do Júri será feita com base em critérios qualitativos e quantitativos. Como critérios qualitativos entendem-se: diferenciação, qualidade técnica (som, imagem, edição), engagement, regularidade de publicação, relevância na plataforma e qualidade do conteúdo (consoante a categoria em que o canal de insere). Como critérios quantitativos entendem-se: número de visualizações e número de subscritores.

Em caso de empate, será o Júri a desempatar.

Caso algum canal não aceite a nomeação, ocupará o seu lugar o canal que, imediatamente a seguir, reúna mais votos do Júri.

A Categoria Play Award Companheiro do Ano é uma categoria cuja seleção de nomeados será da exclusiva responsabilidade da Thumb Media.

 

6. Sistema de Votação

6.1. Como votar – A votação para eleição do vencedor em cada categoria é feita exclusivamente online e terá dois tipos de votação: uma votação pública, onde qualquer pessoa pode votar as vezes que quiser, uma vez a cada 24 horas; e uma votação reservada a canais de YouTube que reúnem as condições necessárias para aderir ao Programa de Parceiros do YouTube (conforme descrito no Ponto 3), que será feita apenas uma vez, numa página segura, que requer autenticação.

  • A votação pública será feita na página playawards.pt/play-awards-ii-edicao.
  • A votação dos canais de YouTube será feita numa Plataforma que a Thumb Media disponibiliza para o efeito. Para os titulares de canais de YouTube, a verificação das condições necessárias para aceder à Plataforma é feita de forma automática, com recurso a consulta via API do YouTube, que terá que ser expressamente autorizada pelo titular da conta Google.

 

6.2. Peso da votação – Os votos considerados para apuramento dos vencedores em cada categoria terão a seguinte distribuição relativa:

  • Canais de YouTube: 80%
  • Votação do público: 20%

 

6.3. Prazo da votação – A votação estará aberta entre os dias 20 de Fevereiro de 2019 e 18 de Março de 2019.

 

O prémio Play Award Companheiro do Ano, ao contrário dos restantes prémios, só estará a votação durante a II Edição dos Thumb Media Play Awards. Tanto os presentes no evento, como as pessoas que estão a assistir em direto via livestream, vão poder votar em tempo real nesta categoria, cujo vencedor será anunciado no decorrer do evento.

 

7. Júri – O júri da II Edição dos Thumb Media Play Awards é constituído pelos seguintes elementos:

– Inês Santos Lima, Industry Manager da Google Portugal

– João Galveias, Diretor de Multimédia da RTP

– Mário Alcântara, Partner na Buzzbeat

– Miguel Sabino, CEO da Thumb Media

– Nelson Cunha, Diretor de Programação da Mega Hits

 

8. Confirmação de Vencedores – Os vencedores serão apurados por votação online, cuja infraestrutura e controlo é assegurado pela Survey Legend, uma empresa independente que desenvolve a plataforma de votações licenciada pela Thumb Media para gerir as votações e apurar os vencedores.

 

9. Entrega de Prémios – A entrega de prémios aos vencedores é feita em cerimónia oficial a realizar numa data e local a anunciar em breve.

 

10. Casos omissos – Todas as situações não previstas neste regulamento serão analisadas e decididas pela equipa da Thumb Media e pelo Júri, sem possibilidade de recurso.